SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: “LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO E COISAS DE SUA TERRA”
“Para conhecer a
diversidade cultural do Brasil, é necessário valorizar o povo brasileiro,
respeitar suas origens e garantir seu lugar na sociedade em que vivemos.
Neuma Reis
Objetivos
Gerais
ü Conhecer
parte da riqueza cultural do nosso país.
ü Promover
o trabalho com as áreas do conhecimento, garantindo suas especificidades para
ampliar de forma gradativa as aprendizagens dos alunos.
LINGUAGENS
E CÓDIGOS
ü Levantamento
dos conhecimentos prévios do aluno sobre Luiz Gonzaga
ü Leitura
deleite de vários gêneros de texto (reportagens sobre o Nordeste, textos
literários, cordel, poemas, etc)
ü Roda
de conversa
ü Leitura
informativa: O que é uma biografia? O que é uma autobiografia?
ü Leitura
da Biografia de Luiz Gonzaga
ü Interpretação
oral e textual sobre a biografia (Onde nasceu?
Como ficou famoso? Quais músicas do artista você conhece? Como ele ficou
conhecido?)
ü Ordem
alfabética de palavras do texto
ü Caça
palavras (internet) de músicas do artista
ü Leitura
de ajuste da estrofe principal da música “Xote das meninas”
ü Pesquisa
de palavras no dicionário (sugestões: xote, sertão, surdina, baião, mandacaru)
ü Cruzadinha
(internet) sobre a música “Xote das meninas”
ü Ouvir
e cantar a música (leitura compartilhada): “A vida do viajante”
ü Registro
e interpretação da música “A vida do Viajante”
ü Consciência
fonológica da escrita (quantas letras tem a música? Quantas sílabas?)
ü Produção
de texto: autobiografia (valendo atividade extra sala)
ARTE
ü Desenho
com interferência: sanfona
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
ü Situações
problema sobre o tema:
)
Uma família do sertão cearense possui uma
cisterna que comporta 4.000 litros de água. Pretende fazer mais duas cisternas.
Quantos litros esta família terá após a construção das duas novas cisternas?
b)
Zé Pedro possui uma criação de 125 cabras.
Seu irmão vai se casar e levar 2 dúzias de sua criação. Com quantas cabras Zé
Pedro ficará?
c)
Em uma fábrica são produzidos 330 tijolos de
rapadura por dia. Porém, a fábrica ficou fechada 3 dias, por reformas na
estrutura. Quantos tijolos de rapadura a empresa deixou de produzir?
d)
Na cidade de Exu existe uma fábrica de queijos.
Esta produz por dia 600 queijos. Uma empresa encomendou uma semana de produção.
Quantos queijos serão produzidos e entregues à empresa?
ü Dobro
e triplo (o que é? Estruturação da operação)
ü Receita
de bolo de fubá - dobrando a receita
ü Pesquisa
de imagens e reportagens (para casa) sobre a
seca no Nordeste e no Sudeste para confecção em grupo de cartazes sobre
o tema
CIÊNCIAS
HUMANAS
ü Filme
com pipoca: Luiz Gonzaga – de pai para filho
ü Leitura,
registro, interpretação oral e textual sobre o solo e vegetação nordestina
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e
formativa, atentando-se ao processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário